ESPECIAL ONDAWEB

TENDÊNCIAS NO DESIGN PARA 2018

VOLUME 1

No início de cada ano chega o momento de publicar nosso artigo de Tendências de Design para o ano vigente. Esse estudo é resultado muita pesquisa em diversos conteúdos produzidos por influenciadores digitais, porém respeitando e adaptando a realidade brasileira e filtrando o que realmente é relevante e aplicável dentro do ambiente digital.

No ano de 2017 foi importante e bastante transitório, adotando cores vibrantes, tipografias audaciosas, movimento e emersão de tendências que estavam alienadas a pequenos nichos, mas agora aplicados ao mainstream. O movimento de renovação também foi abraçado pelas grandes marcas, trazendo atualizações extremamente disruptivas. Naturalmente, todo o resto do mercado segue o movimento, utilizando novas abordagens no design para aumentar sua taxa de retenção e conversão de clientes.

Acompanhe agora as principais e mais criativas tendências que ganharão espaço ou evoluirão ainda mais nesse ano de 2018.

 

01. Cores vibrantes e audaciosas

Em 2017, vimos o crescimento da aplicação de cores ousadas, e essa tendência apenas ganha mais intensidade em 2018 e provavelmente também permanecendo em 2019. Veremos muita utilização do ultravioleta tomando lugar do Millennial Pink, além de outras combinação de cores opostas que prendem a nossa visão com efeitos psicodélicos e intensos.
 

 

02. As cores do ano de 2018 Segundo a Pantone

 Neste ano, a Pantone escolhe algumas cores brilhantes, lideradas pelo Ultra Violeta. Todos os tons de lavanda, violeta e outras tonalidades púrpuras também serão extremamente populares. Já podemos ver essa tendência se espalhando pelas grandes marcas, e também crescendo exponencialmente.

03. Gradientes (transições de cores)

Transições de cores gradientes foram uma tendência fortíssima em 2017 e seguirá sendo nesse ano, porém ainda mais contrastante e plena. Misturando cores de forma contrapostas ou até mesmo utilizando elementos de fundo ou de composição pode ser a escolha perfeita para o seu projeto. Nos últimos meses, essas aplicações se expandiram ainda mais, saindo das telas e alcançando também marcas e embalagens.

 
 
Author:  Mariusz Mitkow
 

04. Semi-flat Design

Se você é fã de um design limpo e minimalista, então o semi-flat design é ideal para você. Adicione mais dimensão para o seu projeto utilizando sombras sutis e crie profundidade, e adicione cores vibrantes e gradientes. O resultado fará o seu projeto prender ainda mais os olhos do público.

05. Elementos Geométricos

Utilizando elementos geométricos no design, tais como os polígonos (triângulos, quadrados e pentágonos) ou outras formas como curvas e elipses, poderão levar o seu projeto a um status inesquecível.

 
 
 

06. Duotones

O duotones, ou imagens com a predominância de duas cores, seguem ainda mais fortes em 2018. Essa técnica, utilizada já a décadas, ganhou uma nova vida e deixando de ser uma micro tendência após a utilização de forma massiva por parte do Spotify. O duotone pode ter aplicação mista com outras cores compondo o layout, ou até mesmo fazendo com que todos os elementos sigam a mesma paleta.

07. Design Gerativo

Essa tendência esteve presente em aplicações de projetos durante décadas, mas ganha força em 2018 com uma nova proposta. A intenção é sair do aspecto técnico e funcional, passando para um elemento alusivo e descontraído, gerando uma fantasia aplicada e trazendo novas percepções.

Autor:  Process 
 

08. Ilustrações personalizadas

Todos nós amamos ilustrações. Sejam delas desenhadas a mão ou a aplicação de elementos simples, trazem uma nova humanização e toque pessoal para as marcas. Nem sempre eles necessitam de um polimento exagerado, basta sensibilidade e criatividade para elevar um projeto para um nível muito superior.

Projeto: Selected illustrations 2017                Projeto: Selected illustrations 2017 
Autor: justina lei                                  Autor: Romain Trystram
 
 
Projeto:  Selected Work 2017
 
Autor: boorykin
 
 

09. Ilustrações mescladas com imagens

Uma tendência bastante eclética para 2018 combina ilustrações personalizadas com fotografia. Essa técnica dá um aspecto bastante moderno e único para projetos gráficos, digitais, entre outros. Adicionando elementos em composições trazem curiosidade e destaque para a foto. Muitas delas usam mão das duas versões da foto, anteriormente com efeitos e posteriormente sem, atraindo a atenção do público por mais de uma vez.

Autor:  Andreea Robesc
 

10. Paletas e padrões inspirados nos 80’s & 90’s

Os padrões geométricos distorcidos do final dos anos 80 e início dos anos 90 retornam com vida nova. Inspirados em posters, artes, filmes, moda e a própria publicidade daquele período. Grandes marcas, como o Spotiy já estão abraçando essa tendência.

Autor: Nick Liefhebber                                       Autor: 268 Estúdio Design
 
 

11. Movimento: animações e GIFs

Você deve ter reparado na novidade dos Stories de Instagram recentemente, com a aplicação de mesclagem de GIFs em suas publicações. E isso não foi por acaso. De websites com elementos animados e interativos, logos, apresentações e vídeos de produtos e serviços, a demanda por animações com ou sem contexto tem crescido cada vez mais, veremos o crescimento demais movimento e animação em marcas, trazendo dinamismo e vida, além de mais engajamento e conversões. Fique atento a sua volta e repare como esses elementos estão cada vez mais presentes, logo a sua marca não deveria ficar de fora.

Projeto: RED
Autor:  Kevin Hou
 
Projeto: DOCTV
Autor:  Beetroot Design
 
Projeto: Final
Autor: Ramotion 
 

12. Fotografia autêntica e genuína

Cada vez estamos mais distante dos padrões de shutterstock, com atores olhando para a câmera e expressando algum gesto de forma artificial. Exceto em memes, e você não quer ver sua marca associada dessa maneira, correto? Neste ano, a fotografia genuína não é mais uma tendência, mas sim uma realidade. Seja na aplicação direta ou descontextualizada, marcas que buscam se humanizar não podem deixar de lado esse recurso.

Source: unsplash
 
Source: Big Cartel
 

13. Cor única

Nos últimos meses, começamos a perceber a presença de composições monocromáticas, desde o fundo, produtos apresentados e até mesmo a tipografia, utilizando muitas sombras e elementos tridimensionais para adicionar a sensação de volume e profundidade.

Projeto: H&M
 
Se você chegou até aqui, agradecemos e esperamos que você tenha gostado do que viu. Mas não paramos por aqui! No Volume 2 desse artigo, você verá mais tendências extremamente relevantes para 2018. Não perca!
Nossas inspirações:

2018 Design Trend Guide

10 inspirational graphic design trends for 2018

8 new Graphic Design Trends that will trake over 2018

15 Trends in Graphic Design for 2018 (Vídeo)