O Instagram é onde encontramos lindas fotos, vídeos e conteúdo visual cuidadosamente selecionado, que atraem muitas curtidas e comentários. Como as mídias sociais geralmente fornecem uma plataforma para os indivíduos se tornarem marcas, o mesmo vale para os artistas e designers que encontraram nessa rede social um método para construir seu portfolio visual. 
Para você que busca inspiração, fizemos um pouco de nossa própria curadoria das melhores contas do Instagram a serem seguidas.

Dividimos a lista por categoria: ilustração, design gráfico, pop art e instalação, paletas de cores, arte de rua, fotografia, tipografia e caligrafia, etc.

Como você irá perceber, estes artistas digitais conseguem deslumbrar nosso olhar com suas criações

Contas do Instagram para inspiração e design;

Ilustração

1) Steve Harrington: @s_harrington

Steve Harrington mora em Los Angeles e é um designer que descreve seu próprio estilo como tendo uma “estética pop psicodélica”. Seu Instagram é cheio de ilustrações coloridas e divertidas, muitas das quais ele criou para marcas, principalmente a Nike, para quem ele desenhou roupas esportivas, inclusive calçados.

2) Rachel Ryle: @rachelryle

Rachel Ryle é ilustradora, animadora e contadora de histórias, e combina todos esses três talentos em sua conta do Instagram. A maior parte de suas publicações é composta por belos, inteligentes e muitas vezes fofíssimos vídeos em stop-motion, como este. Ela disse ao Mashable que cada animação leva de 15 a 20 horas desde o conceito inicial até a edição final, em média. Se você gosta do trabalho dela, siga-a no Instagram.

3) Mikey Burton: @mikeyburton

Mikey Burton, de Chicago, autodenomina-se um “ilustrador estilista”: é a sua maneira de dizer que combina esses dois talentos. Burton trabalhou para clientes como Converse, ESPN, Target, The New York Times, TIME Magazine e Esquire. Tem trabalhado em muitas peças editoriais ultimamente, as quais publica orgulhosamente em seu Instagram junto com outras caprichosas ilustrações, tanto quanto esboços e projetos finais publicados.

4) Jamel Saliba: @melsysillustrations

Jamel Saliba, também conhecida como Melsy, é uma artista e empreendedora, tendo deixado o emprego aos vinte e poucos anos para se tornar uma ilustradora de moda de sucesso em período integral. Seus desenhos são maravilhosos e retratam temas como moda, amizade e amor, tudo no estilo chique contemporâneo. Desde que seu sucesso inicial no Etsy atraiu a atenção de consumidores e marcas, Melsy tem feito trabalhos para Hallmark, T.J.Maxx e Home Goods.

No Instagram, ela publica uma combinação de ilustrações adicionadas a seu portfólio, além das que celebram eventos ou datas comemorativas, como a ilustração que publicou para o Dia das Bruxas.

Design gráfico

5) Neil A. Stevens: @neil_a_stevens

Neil A. Stevens é especialista em design de pôster e é especialmente bom em criar peças críticas e dinâmicas. Ele criou pôsteres para muitas cidades e países ao redor do mundo, incluindo alguns para o Tour de France.

6) Hey Studio: @heystuxdio

O Hey Studio é composto por três designers: Ricardo Jorge, Veronica Fuerte e Mikel Romero, e é um dos estúdios de design gráfico mais populares da Espanha. Muitos de seus trabalhos apresentam formas geométricas impressionantes, que eles publicam em sua conta do Instagram em combinação com fotos da equipe durante o processo de criação.

Dica: passeie por todo o carrossel de imagens na publicação abaixo para ver a dimensão completa do trabalho.

7) Luke Choice: @velvetspectrum

Luke Choice é um australiano que vive em Nova York cujo trabalho abrange design gráfico, ilustração e tipografia. Seu estilo é muito colorido e original; eu particularmente adoro o trabalho de ilustração 3D que ele faz, parte do qual são animações muito loucas. Confira seu feed no Instagram para ver  trabalhos mais recentes, desde projetos pessoais até colaborações com marcas como a Nike.

Pop art e instalação

8) Jessica Walsh: @jessicawalsh

Jessica Walsh é designer e empreendedora. Ela entrou na empresa de design Sagmeister & Walsh, Inc. aos 23 anos, quando era apenas Sagmeister, Inc. Dois anos depois, o fundador da empresa, Stefan Sagmeister, incluiu-a como sócia quando ela tinha apenas 25 anos, e a empresa passou a se chamar Sagmeister & Walsh. Eles criaram trabalhos para clientes de projeção, como Levi’s e HBO.

A conta de Walsh no Instagram é uma exposição deslumbrante de seu próprio trabalho, do trabalho da empresa e da inspiração de design de outras pessoas.

9) Daniel Aristizábal: @darias88

O talento do artista digital colombiano Daniel Aristizábal está transformando objetos comuns do cotidiano em interpretações surreais e coloridas, cheias de personalidade. Seu trabalho é “saturado de referências científicas, matizes retrô, imagens estranhas, padrões geométricos arrojados e um senso lúdico do absurdo”, diz sua biografia do SkillShare.

Siga-o no Instagram para espiar como ele vê o mundo, incluindo as colaborações nas quais trabalhou com clientes como Toy Nail Polish e Refinery29.

10) Dschwen LLC: @dschwen

A Dschwen LLC é um estúdio criativo em Minneapolis que emprega designers colaborativos de todos os Estados Unidos. Seus projetos de design são criados principalmente para marcas, incluindo alguns grandes nomes como Amazon, Apple, Juicy Couture, General Electric, Uber, Twitter e muitas outras.

Eles ganharam uma infinidade de prêmios, incluindo um Design Gold no Festival de Criatividade de Cannes pela segunda imagem abaixo, “cone de tráfego disfarçado“, que eles criaram para o Twitter e a Niche. Sua página no Instagram é repleta de designs criativos, surpreendentes e inteligentes, incluindo algumas animações divertidas.

11) Leta Obierajski: @letasobierajski

Leta Obierajski é diretora de arte e designer gráfica. Mora em Nova York e tem um interesse especial em trabalhar com cores vivas, ângulos e curvas. Particularmente, o que eu gosto em sua conta no Instagram é que ela escreve legendas descritivas que dão a seus seguidores uma visão dos bastidores de seus pensamentos e processos, criando uma leitura incrivelmente interessante.

Por exemplo, em sua legenda para a imagem abaixo, ela descreve sua colaboração com um colega designer nesta instalação para o restaurante local Le Turtle:

Paletas de cores

12) Design Seeds: @designseeds

As pessoas por trás da conta da Design Seeds no Instagram fazem um trabalho maravilhoso ao mostrar aos seguidores a importância dos esquemas de cores para um belo design. Eles usam o Instagram para criar paletas de cores inspiradas em imagens enviadas a elas no Instagram usando a hashtag #SeedsColor. Essa é uma maneira divertida de compartilhar a paixão que eles nutrem pela beleza da natureza, ao mesmo tempo incentivando o envolvimento.

13) Canva: @Canva

Como ferramenta de design, faz sentido que a conta da Canva no Instagram seja centrada no design. Além de publicarem fotos e trabalhos de design maravilhosos, eu adoro especialmente a série de paletas de cores deles, criadas com base em fotos, de maneira semelhante ao que faz a Design Seeds.

Como um bônus adicional, eles incluem os nomes e os códigos hexadecimais de cada cor e incentivam os seguidores a inserir os códigos hexadecimais em sua roda de cores Canva, para que usem em seus próprios projetos.

Arte de rua

14) Jaime Rojo: @bkstreetart

Jaime Rojo é um fotógrafo de arte de rua. Um de seus objetivos, que ele articula em seu site, é fotografar novas obras de arte pública, arte de rua, graffiti e arte urbana à medida que são criadas, não apenas no Brooklyn, mas em todo o mundo (graças a uma parceria com a Urban Nation Berlin). Ele fica de olho no desenvolvimento de tendências e se esforça para liderar um diálogo mundial sobre como essas tendências afetam a cultura popular e artística. O Instagram dele é uma coleção viva de suas fotografias, nas quais ele dá os devidos créditos e marca o artista quando conhecido.

15) Biafra Inc.: @biafrainc

Biafra Inc. é um artista de rua anônimo de Minneapolis que cria seu trabalho com tinta spray, serigrafia, estêncis, adesivos e pôsteres. Como ele diz, seu trabalho é muitas vezes “uma releitura visual de histórias separadas de sua vida”. Como um viciado em notícias autoproclamado, ele também incorpora temas sociopolíticos em seu trabalho ocasionalmente. Sua conta no Instagram é uma vitrine inspiradora de seu trabalho em uma variedade de ambientes urbanos em todo o Meio-Oeste dos EUA.

biafrainc-instagram-4.png

 

 

16) Fumeroism: @fumeroism

“Minha arte é uma extensão do meu caráter, ousada e desinibida, assertiva e pouco ortodoxa.” É assim que o artista de rua anônimo Fumeroism descreve sua arte de rua colorida, expressiva e contemporânea. Seus desenhos são frequentemente caricaturas de temas reais, como o retrato de outro artista de rua, Sebastien Waknine, em Barcelona na imagem abaixo. Siga Fumeroism no Instagram para acompanhar sua arte de rua colorida, arrojada e energética em locais de todo o mundo.