ESPECIAL ONDAWEB
TENDÊNCIAS NO DESIGN PARA 2018
VOLUME 1
No início de cada ano chega o momento de publicar nosso artigo de Tendências de Design para o ano vigente. Esse estudo é resultado muita pesquisa em diversos conteúdos produzidos por influenciadores digitais, porém respeitando e adaptando a realidade brasileira e filtrando o que realmente é relevante e aplicável dentro do ambiente digital.
No ano de 2017 foi importante e bastante transitório, adotando cores vibrantes, tipografias audaciosas, movimento e emersão de tendências que estavam alienadas a pequenos nichos, mas agora aplicados ao mainstream. O movimento de renovação também foi abraçado pelas grandes marcas, trazendo atualizações extremamente disruptivas. Naturalmente, todo o resto do mercado segue o movimento, utilizando novas abordagens no design para aumentar sua taxa de retenção e conversão de clientes.
Acompanhe agora as principais e mais criativas tendências que ganharão espaço ou evoluirão ainda mais nesse ano de 2018.
01. Cores vibrantes e audaciosas
Em 2017, vimos o crescimento da aplicação de cores ousadas, e essa tendência apenas ganha mais intensidade em 2018 e provavelmente também permanecendo em 2019. Veremos muita utilização do ultravioleta tomando lugar do Millennial Pink, além de outras combinação de cores opostas que prendem a nossa visão com efeitos psicodélicos e intensos.
02. As cores do ano de 2018 Segundo a Pantone
Neste ano, a Pantone escolhe algumas cores brilhantes, lideradas pelo Ultra Violeta. Todos os tons de lavanda, violeta e outras tonalidades púrpuras também serão extremamente populares. Já podemos ver essa tendência se espalhando pelas grandes marcas, e também crescendo exponencialmente.
03. Gradientes (transições de cores)
Transições de cores gradientes foram uma tendência fortíssima em 2017 e seguirá sendo nesse ano, porém ainda mais contrastante e plena. Misturando cores de forma contrapostas ou até mesmo utilizando elementos de fundo ou de composição pode ser a escolha perfeita para o seu projeto. Nos últimos meses, essas aplicações se expandiram ainda mais, saindo das telas e alcançando também marcas e embalagens.


04. Semi-flat Design
Se você é fã de um design limpo e minimalista, então o semi-flat design é ideal para você. Adicione mais dimensão para o seu projeto utilizando sombras sutis e crie profundidade, e adicione cores vibrantes e gradientes. O resultado fará o seu projeto prender ainda mais os olhos do público.
05. Elementos Geométricos
Utilizando elementos geométricos no design, tais como os polígonos (triângulos, quadrados e pentágonos) ou outras formas como curvas e elipses, poderão levar o seu projeto a um status inesquecível.
06. Duotones
O duotones, ou imagens com a predominância de duas cores, seguem ainda mais fortes em 2018. Essa técnica, utilizada já a décadas, ganhou uma nova vida e deixando de ser uma micro tendência após a utilização de forma massiva por parte do Spotify. O duotone pode ter aplicação mista com outras cores compondo o layout, ou até mesmo fazendo com que todos os elementos sigam a mesma paleta.
Projeto: AfriSamAutor: Katt Phatt, Andrew Footit, Promise Luxe™, charlette hepworth, Ali Cordeiro, Copywriter, Nic Kostouros, Sherilea Gaspar
07. Design Gerativo
Essa tendência esteve presente em aplicações de projetos durante décadas, mas ganha força em 2018 com uma nova proposta. A intenção é sair do aspecto técnico e funcional, passando para um elemento alusivo e descontraído, gerando uma fantasia aplicada e trazendo novas percepções.
08. Ilustrações personalizadas
Todos nós amamos ilustrações. Sejam delas desenhadas a mão ou a aplicação de elementos simples, trazem uma nova humanização e toque pessoal para as marcas. Nem sempre eles necessitam de um polimento exagerado, basta sensibilidade e criatividade para elevar um projeto para um nível muito superior.
09. Ilustrações mescladas com imagens
Uma tendência bastante eclética para 2018 combina ilustrações personalizadas com fotografia. Essa técnica dá um aspecto bastante moderno e único para projetos gráficos, digitais, entre outros. Adicionando elementos em composições trazem curiosidade e destaque para a foto. Muitas delas usam mão das duas versões da foto, anteriormente com efeitos e posteriormente sem, atraindo a atenção do público por mais de uma vez.
10. Paletas e padrões inspirados nos 80’s & 90’s
Os padrões geométricos distorcidos do final dos anos 80 e início dos anos 90 retornam com vida nova. Inspirados em posters, artes, filmes, moda e a própria publicidade daquele período. Grandes marcas, como o Spotiy já estão abraçando essa tendência.
11. Movimento: animações e GIFs
Você deve ter reparado na novidade dos Stories de Instagram recentemente, com a aplicação de mesclagem de GIFs em suas publicações. E isso não foi por acaso. De websites com elementos animados e interativos, logos, apresentações e vídeos de produtos e serviços, a demanda por animações com ou sem contexto tem crescido cada vez mais, veremos o crescimento demais movimento e animação em marcas, trazendo dinamismo e vida, além de mais engajamento e conversões. Fique atento a sua volta e repare como esses elementos estão cada vez mais presentes, logo a sua marca não deveria ficar de fora.

12. Fotografia autêntica e genuína
Cada vez estamos mais distante dos padrões de shutterstock, com atores olhando para a câmera e expressando algum gesto de forma artificial. Exceto em memes, e você não quer ver sua marca associada dessa maneira, correto? Neste ano, a fotografia genuína não é mais uma tendência, mas sim uma realidade. Seja na aplicação direta ou descontextualizada, marcas que buscam se humanizar não podem deixar de lado esse recurso.

13. Cor única
Nos últimos meses, começamos a perceber a presença de composições monocromáticas, desde o fundo, produtos apresentados e até mesmo a tipografia, utilizando muitas sombras e elementos tridimensionais para adicionar a sensação de volume e profundidade.
Nossas inspirações:
10 inspirational graphic design trends for 2018






Source: 













Projeto:
Projeto: 








