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TÉCNICAS MODERNAS DE SEO

Para o sucesso de um website, uma ótima colocação nas busca do Google é fundamental. Nos últimos dois anos, temos presenciado atualizações contínuas no algoritmo do Google que trouxeram mudanças radicais na forma de trabalhar o SEO. Mudanças essas, que influenciam diretamente na qualidade de experiência de navegação e relevância da informação.
Nesse artigo, trataremos de aspectos antigos e novos (ou revisados) que vão gerar um impacto na audiência dos sites. Estas técnicas, se bem implementadas, vão impulsionar significativamente o seu ranking na principal ferramentas de busca, o Google.

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VOCÊ SABIA?

70% dos cliques vêm de resultados orgânicos.
Leads originados a partir de resultados orgânicos possuem 14,6% mais chances de fechar negócio.
75% dos usuários nunca passam da 2ª página.
66% dos profissionais de marketing aumentaram os seus orçamentos em SEO.
Os 3 primeiros links orgânicos recebem até 61% de todos os acessos.

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O trabalho de SEO é extremamente recompensador, porém é um processo conjunto. Você deve estar atento aos seguintes pontos para assegurar melhores resultados.

LINKS QUEBRADOS:

Um hiperlink publicado que não leve para o seu site fatalmente rebaixará a reputação do mesmo.
Solução: faça a higiene permanente dos links do seu site, ou utilize um CMS que espelhe esses resultados de forma direta.

CÓPIA DE CONTEÚDOS:

Nunca crie conteúdos duplicados, replicando mais de uma vez o que já está no seu website. Isso é uma prática negativa e o algoritmo do Google está precavido para indexar apenas uma das páginas, não ambas.

Solução: Escreva conteúdos únicos e relevantes para cada página, isso encoraja ao visitantes explorarem mais o seu site, permanecendo assim por mais tempo.

 

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CONTEÚDO DE BAIXA QUALIDADE:

Conteúdos de baixa qualidade darão a impressão (não só para o Google, como também para o usuário), que foi produzido por profissionais incompetentes. E como sempre, conteúdo é e continua sendo Rei!

Solução: Construa uma base estratégica sólida, monte um escopo com pilares de conteúdo que sejam relevantes para o seu público-alvo. Escreva de forma efetiva, bem embasada e com conteúdos extremamente informativos. Evite superlativos vazios e encheção de linguiça.

 

FALTA DE CATEGORIZAÇÃO PARA TAGS DE TÍTULOS E SUBTÍTULOS:

Abstenha-se de cair no erro de colocar os mesmos títulos em páginas diferentes. Ferramentas de CMS  normalmente geram essas duplicações, se não preenchidas.

Solução: Produza títulos únicos para alcançar 3 efeitos positivos:
– Contribuir para que os mecanismos de busca façam a indexação correta
– Fazer sentido para o usuário final
– Dizer aos mecanismos de busca que seu conteúdo é de fato relevante

 

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EVITE O USO DE META DESCRIÇÕES QUE NÃO SEJAM ÚNICAS:

Nunca repita suas meta-descrições em páginas internas diferentes.
Solução: Construa meta descrições que sejam o mais descritivas e persuasivas o possível, e nunca ultrapasse os 160 caracteres.

 

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USE E ABUSE DO GOOGLE ANALYTICS:

Se você não mensura o seu tráfego e estatísticas de acessos do seu website, nunca poderá de fato avaliar o impacto das suas implementações em SEO.

Solução: Configure o Google Analytics e Webmaster tools no seu website. Fique atento não apenas ao número de visualizações, mas também o tempo de permanência em cada página, a taxa de rejeição, quais páginas geralmente ocorrem de haver um número considerável de acessos diretos (muitas vezes até maiores que a própria homepage) e quais foram seus acertos nelas.

 

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USE UM CMS APROPRIADO, QUE NÃO IMPEÇA O GOOGLE DE INDEXAR CORRETAMENTE O SEU CONTEÚDO:

Alguns  gerenciadores como por exemplo o Wix, não conseguem indexar corretamente o conteúdo por não darem acesso ao código fonte, além de compartilharem uma mesma base de dados com muitos usuários em comum, tornando o que é percebido pelos mecanismos de busca totalmente irrelevante, impessoal e sem autenticidade.

Solução: Use um CMS, que além de ser uma ferramenta de fácil gerenciamento, esteja alinhado às melhores práticas do Google. Nós recomendamos o WordPress, que com os plugins certos e bem configurados (destaque fundamental para o Yoast), é a melhor alternativa de CMS pela sua praticidade de gerenciamento e também ao fato de sempre estar atualizado com as melhores práticas difundidas pelo Google.

 

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TORNE SEU WEBSITE MOBILE FRIENLY:

Em abril de 2015, o Google lançou uma nova atualização fazendo do website móvel ter um melhor ranking. O novo algoritmo afeta apenas as consultas de busca móvel em todas as línguas em todo o mundo. As consultas via mobile respondem hoje por 29% do volume total de procura do Google, mas a tendência é que esse numero aumente significativamente em muito pouco tempo.
Solução: Além de um website propriamente responsivo (ou no pior dos casos, versivo mobile), ele precisa estar tagueado como mobile friendly. Fale com o seu webmaster para fazer essa implementação fundamental.

 

CONCLUSÃO

SEO é um processo contínuo e evolutivo que precisa de tempo, inteligência e muito carinho com a forma que seu público-alvo lida com o que está no seu website. Os tópicos tratados nesse artigo devem melhorar a colocação no raking orgânico do Google para o seu site, em diversas buscas. Otimizar a estrutura do site é uma tarefa relativamente rápida assim como a prevenção de conteúdo duplicado.

Criar um novo site que seja naturalmente mobile friendly pode levar mais tempo e investimento. Mesmo assim, é um bom investimento a curto e médio prazo, que irão estimular os clientes a visitar o seu site cada vez mais, mesmo quando estiverem apenas com smartphones como alternativa de acesso. Afinal, se você achar que isso pode ficar para depois, seus concorrentes agradecem.

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