ONDAWEB
PRECISAMOS FALAR SOBRE RESPONSABILIDADE DIGITAL
A busca por padrões de qualidade é uma questão de senso comum entre os desenvolvedores de web. Em comparação com profissionais de outras áreas, seja ele um profissional da saúde ou da construção civil, entendemos e reconhecemos que o nosso trabalho implica em consequências muito menores caso não seja desempenhado dentro desses padrões.
Na grande maioria dos casos, não é algo que implique na segurança ou saúde de pessoas, assim como não colocará vidas em risco caso não esteja disponível por alguns minutos ou horas. Reforçando: na maioria dos casos.
Mas isso pode vir a acontecer acontecer. Pessoas estão codificando interfaces de serviços com implicações voltadas para a saúde ou segurança, assim como usuários estão cada vez mais buscando serviços relacionados ou passíveis à saúde e segurança na web. Isso chama-se Responsabilidade Digital.
Portanto, o trabalho de web deve ser desempenhado dentro de um senso de responsabilidade pelos usuários que utilizarão os projetos. Isso ocorre quando fazemos escolhas pautadas na ética e usabilidade. Assim, criamos uma web melhor para todos.
Princípios fundamentais de Responsabilidade Digital
Como criadores da web, somos responsáveis pela construção da experiência, acessibilidade e segurança de usuários dentro do ambiente digital. Para isso, é fundamental seguir os seguintes conceitos e premissas:
1. Funcionar para todos
- Usar uma tecnologia progressiva e evolutiva;
- Priorizar a acessibilidade;
- Desenvolver métodos inclusivos;
- Testes com pessoas reais.
2. Ser funcional em qualquer dispositivo
- Projetos responsivos;
- Valorizar a performance;
- Construir meios de armazenagem offline;
- Priorizar links legíveis, reais e permanentes.
3. Respeitar a privacidade e segurança de usuários
- Uso de https sempre que possível;
- Respeitar as opções de rastreamento dos usuários;
- Fornecer meios claros de como e quando suas informações serão utilizadas;
- Manter os dados seguros.
4. Participativo com a comunidade digital
- Uso de tecnologias de código aberto sempre que possível;
- Testar e avaliar trabalhos de outros, na busca de melhorias;
- Fornecer feedbacks construtivos.
A inovação da produção tecnológica da Web não vai parar de evoluir, porque há pessoas/empresas produzindo novas tecnologias que têm uma determinada finalidade na sociedade. Dentro da Responsabilidade Digital, a questão do individualismo, englobada na maioria das culturas, deve ceder espaço para o conhecimento coletivo, ensinar o senso de responsabilidade, inclusão e no manuseio das tecnologias.