VERA ZAFFARI

 NOVA IDENTIDADE DO ESCRITÓRIO VZA

 

Qualidade e tradição são palavras consideradas sinônimos do trabalho desenvolvido pelo escritório Vera Zaffari Arquitetura, que busca excelência nos seus projetos desde 1998. A Ondaweb elaborou o projeto de restauração dos elementos que compõem a identificação visual da VZA.

Em uma ação complexa para que os valores da empresa fossem reproduzidos da maneira mais fiel, trazendo modernidade e inovação, o projeto foi elaborado pensando na melhor maneira de compor a marca em termos de identificação visual, tanto no sistema físico quanto no digital.

 

A identidade visual

Identidade visual inclui todos os elementos que envolvem uma marca. Marca é a soma de valores intangíveis de uma empresa, como qualidade, bom atendimento, conceitos que são maiores do que o produto ou serviço que a empresa oferece, são valores que a marca constrói junto ao público. A identidade visual de uma marca pode ser aplicada de várias maneiras, desde a relação de cores, símbolos, logos e gimmicks até papéis e selos que serão usados pela empresa, ou seja, abrange todos os elementos de composição gráfica e percepção visual.

logo novo

 

Identidade visual antiga

logo antigo

 

Referências

O processo de reconstrução da marca do escritório Vera Zaffari Arquitetura, começou com a filtragem de referências de design que representassem o jeito como a empresa desejava ser vista pelo mercado.

Minimalista e sofisticado, o projeto foi pensado tendo como base o padrão adotado por grandes marcas de escritórios de arquitetura do mundo. A empresa, que já tinha o azul e o vermelho como cores principais, teve seus tons escurecidos, dando mais destaque ao azul e deixando o vermelho como cor para possíveis detalhes, objetivando dar mais sobriedade à marca. A sua emolduração facilita a aplicação em placas, selos e etiquetas.

logo produção

 

Com a nova identidade visual finalizada e aprovada, a nossa equipe se prontificou em renovar a arte de toda a papelaria da VZA. Seu plano de fundo, composto pela marca do cliente reproduzida diversas vezes, ajuda na fixação da marca no pensamento do público e facilita seu reconhecimento.

Toda a harmonia do design das letras com as cores usadas, deram uma roupagem moderna a empresa, sem haver perda de sua essência.

 

mockups2

O site

Harmonia dos elementos gráficos, efeitos de transição leves que dão uma sensação de continuidade entre as sessões e clareza da página. Cada linha e traço foi feito pela equipe da Ondaweb.

Um trabalho minucioso, onde foi dada atenção a todos os detalhes.As sessões têm um planos de fundo diferentes, compostos de formas assimétricas que aumentam a noção de volume e espaço, mas que suavizadas em tons de branco e azuis. Aliás suavidade é um termo muito bem trabalhado no projeto, que assimila tons fortes e leves, como na barra que dá suporte às editorias.

O efeito de transição aplicado entre as alternâncias das sessões permite que o site seja perfeitamente visualizado em tablets e smartphones. Essa tecnologia cria uma experiência de navegação agradável e fácil, além de vestir o conceito de modernidade da VZA.

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

Além de desenvolver a renovação da marca e do site, a Ondaweb também trabalhou na reformulação da linguagem textual adotada nesses meios online e, também, no blog.

A linguagem, como a própria marca, é mais conceitual. Aspectos institucionais como responsabilidade social, arquitetura diferenciada e qualidade no trabalho, são preocupações da empresa e buscamos comunicá-los tendo em vista os valores do cliente.

O blog da VZA não tem apenas a função de atualização de informações da empresa. Serve como um espaço de conteúdo relevante, tópicos para debate que agreguem ao trabalho que é feito no escritório.

As redes sociais, por sua vez, difundem à marca nesse canais e o espalham pela rede. É onde ocorre aproximação com o público, compartilhando conteúdo, mostrando os valores da empresa e sua forma de trabalhar.

 

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