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ENTREVISTA: FERNANDO LUZ FALA DE REDAÇÃO PUBLICITÁRIA E MARKETING NA INTERNET

 

Ao pensar em ações de marketing na internet, é imprescindível ter um redator publicitário para criar conteúdo que atraia o cliente e venda. Para falar sobre a área, o Blog da Ondaweb realizou uma entrevista com Fernando Luz, redator publicitário da Agência VM2 e colunista no site Webinsider, que fala sobre o que é a redação publicitária e de como ações em redes sociais são importantes para os negócios. Confira!

Primeiramente, o que faz um redator publicitário?
Um redator escreve. Um publicitário faz propaganda. Um redator publicitário escreve propagandas. Tanto faz se é um roteiro, um folder, um folheto, um texto institucional ou um twitt. O redator publicitário bom é aquele que escreve textos que colaboram para o crescimento de uma instituição.

O que é mais importante em um texto publicitário?
Em publicidade, o mais importante é vender. Em redação, o mais importante é o entendimento do leitor. O mais importante num texto publicitário é fazer com que o consumidor leia seu texto, entenda a mensagem e torne-se mais propenso a adquirir o produto ou serviço da marca que pagou para você escrevê-lo.

Qual a maior diferença entre redação publicitária para web e para mídias convencionais? O que o redator deve levar em conta ao escrever para a web?
A principal diferença é a interação. A internet é social. Ela oferece a oportunidade de uma agência da Porto Alegre entrevistar um redator de São Paulo. Isso é interatividade. É isso que as agências (online ou não) precisam entender para serem bem sucedidas em suas estratégias.
Quanto à redação em particular, cabe ressaltar que, quanto mais pessoal for a mensagem, mais bem sucedido será seu resultado. Dizem que comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. Essa máxima é potencializada na internet.
O redator que deseja escrever para web precisa, sim, pensar em SEO e saber como se comportam os motores de busca para uma boa indexação de seus textos. Mas o principal é saber que está disputando atenção com o Orkut, o Twitter e o Facebook. Ou seja: é preciso ser muito interessante e pessoal para fazer alguém investir seu pouco tempo lendo um texto publicitário.

Você diria que a recepção da publicidade pelo cliente, na internet, é maior do que em mídias como televisão, rádio e jornal? A partir de que momento a internet se tornou um meio relevante de fazer propaganda?
Por enquanto, a recepção da publicidade online talvez até seja maior que em outras mídias. As mídias tradicionais estão muito saturadas. A internet não tanto – ainda. Entretanto, enquanto continuarmos “interrompendo” usuários com anúncios que não tem nada a ver com eles, estaremos utilizando estratégias antigas numa mídia nova. O que é absolutamente não inteligente. A melhor solução para um marketing online que dê resultados é a criação de conteúdo relevante para o cliente. Deve-se “atrair” as pessoas. E não ficar atirando para todos os lados. Se, na internet, o relacionamento é rei, o conteúdo é rainha. Aqueles que souberem gerá-lo de maneira efetiva terão a chave da publicidade online em suas mãos.

A internet é interessante para a publicidade desde o dia em que o domínio www.pizza.com foi disponibilizado para registro.

Como você avalia a publicidade feita na internet hoje, principalmente em mídias sociais? As agências de propaganda e empresas estão acertando a abordagem nesse meio? 
É tudo muito novo. Muito dividido. Alguns profissionais inteligentes e esforçados estão se saindo bem. Outros nem tanto. Temos diversos exemplos de ações bem sucedidas. Também temos alguns de ações que não fizeram tanto sucesso. Talvez seja uma questão de ponto de vista, mas eu creio que é melhor errar com o intuito de acertar que errar por osmose. O ponto é: o gerenciamento de mídias sociais é importante para qualquer empresa. E ponto. Partindo desse princípio, é fundamental que um profissional com alguma experiência e bastante conhecimento auxilie na definição de objetivos e no gerenciamento de perfis institucionais em redes sociais. O que não pode é deixar de entrar por medo de errar. As mídias sociais vieram para ficar. E toda empresa que queira sobreviver no mercado precisa reconhecer isso.

Seu último artigo na Webinsider fala sobre os blogs de empresas como estratégia de venda. O que um blog agrega para os negócios de uma empresa, e onde a redação publicitária se encaixa na geração de conteúdo para esse tipo de mídia?
No artigo em questão, eu comentei sobre uma pesquisa da Hubspot que faz uma comparação entre sites de empresas com blogs e sites de empresas sem blogs. A conclusão é que sites institucionais com blogs possuem: 55% mais visitas, 97% mais links externos; 434% mais páginas indexadas em sites de buscas. Ou seja, eles são muito mais visitados. Sites mais visitados vendem mais? Não necessariamente. É preciso que haja conteúdo relevante para que a audiência do blog seja qualificada. É aí que entra o redator publicitário. O redator vai escrever sobre assuntos relacionados à marca, a fim de fidelizar uma audiência simpatizante da empresa; e trazer visitantes oriundos de sites de buscas. Sempre com um objetivo em mente: transformar desconhecidos em amigos, e amigos em clientes.

Na sua opinião, qual ferramenta, dentro da internet, é a melhor para anunciar?
A internet é um lugar de relacionamentos. Cada ação tem suas particularidades, é verdade. Mas, particularmente, acredito em ações de social media e geração de conteúdo pensando em SEO como as mais efetivas, se o pensamento for o médio/longo prazo. No curto prazo, talvez o melhor sejam os links patrocinados do Google.

E o que não deve ser feito em relação à redação publicitária para a web?
Não se deve usar o gerador de lero-lero. (http://www.lerolero.com)