Design digital: Tendências para projetos web
O lado artístico de sites e blogs é fundamental para gerar experiências úteis ao usuário que está do outro lado da tela. O web design se tornou uma peça importante na programação, através dele é possível aliar a importância do conteúdo do site a estética e usabilidade do mesmo.
Montamos este conteúdo rico em dicas e tendências para esta área que vem crescendo a cada ano que passa. Enjoy it 🙂
01. Texto sobreposto a imagem
Sobreposição de texto a imagem foi um método que tornou-se uma tendência durante o ano de 2018, e que continuará forte até o próximo ano. Misturando elementos de contraste no texto – cores ou texturas – com a imagem de fundo, resultando em uma continuidade para a imagem original.

02. Desenhos orgânicos e padrões geométricos
Como continuidade de uma tendência bastante explorada com gradientes de cores vibrantes, os desenhos orgânicos e os padrões geométricos combinados com imagens, vídeos ou vetores, prenderá ainda mais a atenção do visitante de seu website.
O uso de formas em layouts para web, pode simbolizar conceitos, transmitir emoção, criar profundidade ou influenciar um caminho visual. Esses forms, quando bem distribuídos, ajudam a direcionar o usuário para áreas importantes do app ou site.

Na visão dos web designers, desenhos orgânicos temáticos com linhas fluidas significam acessibilidade e conforto. Pelo fato de serem imperfeitos e assimétricos por natureza, essas formas viabilizam profundidade a um web design, ajudando os outros elementos da página a se destacarem.
Apesar de proporcionar belas curvas que criam a ilusão de conexões, flexibilidade e movimento, lembre que como todas as tendências, se não for algo adequado à sua identidade, não arrisque.

03. Cores vibrantes
A cor é uma ferramenta de estudo essencial para um designer, pois elas influenciam diretamente nas ações e emoções do usuário. Por isso escolha de cores brilhantes continua em alta, como nos anos anteriores, e acredita-se que continuará por um bom tempo.
A composição de cores vívidas são criadas utilizando o pigmento sem a adição de cinza ou preto. Pelo fato de segurar a atenção do usuário, aplica-se junto às chamadas. No entanto é ideal sempre encontrar o equilíbrio correto entre cor e texto, para não confundir o usuário.

Quando usadas acertadamente, as cores realçam os demais detalhes sem sobrecarregar a área de visão, dando ilusão de elementos importantes vindos do fundo – relações espaciais de distância e profundidade, tornam-se maneiras simples de alcançar um determinado equilíbrio visual.
04. Diagramação assimétrica
A diagramação e o layout fora do grid marca uma forte tendência que continuará nos próximos anos. Designers estão cada vez mais usando esta forma de sobrepor os elementos, criando uma nova releitura para a estética minimalista.
As imagens alinhadas foras do grid criam um padrão simplista que consegue realçar o conceito que se quer transmitir, além de manter a atenção do usuário por mais tempo nas imagens, fator muito importante, principalmente para e-commerce.

A quebra que se dá entre as imagens e os espaços sobre o background reforça o olhar mantendo a navegação mais fluida e marcante.
A experiência de usuário faz com que o fator decisivo para manter o mesmo por mais tempo navegando por um site é o destaque que se cria para as imagens únicas de produtos e conceitos que se quer transmitir.
05. Movimento
A adição de elementos de movimento em um site está cada vez mais em alta, contidos em animações, rolagens ou gatilhos, que acabam aumentando o engajamento e incentivam os usuários a permanecer interagindo com o site. Apesar de não ser um método novo, estes começaram a ser inovados cada vez mais, de forma minimalista e estratégica, para atrair a atenção do usuário e transmitindo uma experiência genuinamente única.
Nota-se que na atualidade, as animações em objetos estão em todos os lugares, como: logotipos, ícones, transições entre lados e estados de objetos dentro da interface – efeitos produzidos através de Parallax e GIFs continuam em tendência.
Até então, uma forma bastante popular de adicionar algum “drama” com movimentação dentro do site é a utilização da GIF de qualidade superior e a inclusão de vídeo em segundo plano num ciclo contínuo, quais ajudam a manter durante um tempo maior a navegação do usuário.
06. Tipografia handmade
Um elemento que também está bastante na moda são as fontes handmade, conhecidas também como “artesanais”. Geralmente utilizadas em setores específicos, acabam proferindo uma personalidade exclusiva ao site, quando usada estrategicamente em chamadas ou títulos em áreas próprias da diagramação.
07. Mobile first
Com as mudanças do mundo digital, o acesso a internet móvel sobrepujou os usuários de desktop. Com isto, a responsividade para diferentes dispositivos tornou-se um padrão essencial.
Seja para manter o website dentro dos das melhores práticas de usabilidade, quanto seguir as premissas básicas para a indexação no Google e demais mecanismo de pesquisa, é necessário um olhar especial para a experiência de usuário em dispositivos móveis.

Essa nova premissa impacta também a forma de planejar e desenvolver um novo projeto web. Se antes pensava-se em uma versão desktop com o desdobramento mobile, hoje estamos caminhando para o sentido inverso.
Pensar na versão mobile como a principal, não apenas otimiza todo o processo de planejamento, como também aprimora o desenvolvimento do site, evitando potenciais erros e ajustes durante ambos os processos.