ABRADI
A REFORMULAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL DA ABRADI
Conhecida pelo seu caráter democrático e inclusivo, a ABRADi – Associação Brasileira dos Agentes Digitais trabalha por uma sociedade mais transparente e livre, que utiliza a Internet para se informar, estudar, fazer negócios e exercer seus direitos de cidadania. Essa transformação se dá muito por conta de todas as empresas que tenham as soluções digitais como foco prioritário de atuação. A entidade reúne cerca de 600 empresas, presente em 14 estados.
A importância da identidade visual
Uma identidade visual é capaz de fazer com que uma empresa se destaque dentre as demais. Além de transmitir um conceito, tem o poder de conceder credibilidade e atrai os consumidores, sendo um elemento chave de elo emocional. Por isso, ela precisa ser ao mesmo tempo em que criativa, significativa, ao mesmo tem que bonita, expressiva.
Elementos normalmente encontrados como o logotipo – um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, a tipografia, os grafismos e outros componentes, reforçam o conceito a ser comunicado. Tais itens visuais devem conversar de forma natural e criativa junto a Slogan ou Tag lines.
Por isso, é fundamental que a identidade visual de uma marca seja ao mesmo tempo em que criativa, significativa, transmita beleza e expressividade.
Um desafio em busca de flexibilidade e dinamismo
Os designers Hermes R. Fonseca e Lucas Gonçalves, da Amazing Concept, entendem a importância de renovar uma identidade visual. As melhores marcas estão periodicamente fazendo pequenas alterações quase imperceptíveis aos leigos, pois isso ajuda a manter a modernidade da marca sem quebrar as características da anterior, o que pode causar estranhamento e relutância por parte do público em certos casos.
Nesse trabalho, cada detalhe foi discretamente alterado, desde a reestilização do símbolo da ABRADi, como também uma nova tipografia e paleta de cores. Além disso, o manual de marca prevê diversas variações para diferentes aplicações e fundos.
Essa nova versão já pode ser vista nas diversas regionais da entidade, sendo muito bem aceita. Como resultado, a identidade visual da ABRADi que não apenas transmite o princípio inovador e tecnológico deste segmento, mas também algo de fácil aplicação e capaz de ampliar ainda mais as percepções contidas na marca anterior.
Veja o processo e o resultado:


