As Landing page ou páginas de destino são centrais para campanhas de marketing bem-sucedidas.

Elas permitem que você atinja clientes específicos com soluções específicas para problemas específicos.

É fácil confundir o que é uma página de destino porque os usuários “chegam” a muitas delas. Quando falamos sobre páginas de destino, nos referimos a uma página inteiramente dedicada a um determinado tipo de cliente. Na verdade, se pudéssemos criar uma página de destino exclusiva para cada usuário individual, isso seria incrível.

Você pode pensar que sua página inicial é uma página de destino, mas não é; os usuários chegam à sua página de destino de várias maneiras – diretamente, por meio de pesquisa orgânica ou backlink.
Uma página de destino normalmente é dedicada a uma campanha de marketing específica.
Ele é acessado de um link em um e-mail, nas redes sociais ou, na maioria das vezes, por meio de um anúncio.

Aqui estão 8 elementos de páginas de destino que comprovadamente convertem com sucesso:

1. Use uma única frase de chamariz

Seus clientes em potencial devem saber como avançar com seu produto ou serviço o mais cedo possível.

Eles estão se inscrevendo para uma avaliação gratuita? Eles estão se inscrevendo no seu boletim informativo? Eles estão comprando um produto? Eles estão entrando em contato com você? O que quer que você precise que eles façam, deixe claro.

A lei de UX de Hick-Hyman diz que quanto mais opções você dá a um usuário, menos provável é que ele faça qualquer escolha; inversamente, quanto menos opções, maior a probabilidade de que sigam em frente.

Dê ao usuário uma escolha: clique no botão ou não clique no botão. Um único CTA (botão para a acão) superará várias opções.

2. Mantenha os formulários simples

Freqüentemente, sua página de destino precisará das informações de um cliente potencial. Eles podem estar criando uma conta, configurando um teste ou apenas aderindo ao seu boletim informativo.

Se o cliente potencial estiver se inscrevendo para um teste, por favor, peça o endereço de e-mail dele. Mas você não precisa do número do celular, do nome da mãe, da rua em que cresceram, do aniversário ou de qualquer outro lixo usado para traçar o perfil dos usuários.

Seja qual for o propósito, mantenha seu formulário ultra-simples. Isso significa o mínimo de campos possível. Se você realmente quiser, dê ao usuário a opção de preenchê-lo posteriormente como parte de um processo de integração – quando já estiver investido – mas não na página de destino.

3. Torne o título contundente

A primeira coisa que seu cliente potencial vê em sua página de destino é o título, então faça valer a pena.

Meia dúzia de palavras geralmente são mais do que suficientes. Seu objetivo é mantê-lo curto o suficiente para que o cliente em potencial leia o título antes de perceber.

Frequentemente, você desejará esclarecer a declaração com mais informações. Isso é bom como um subtítulo depois que você captou o interesse deles, mas certifique-se de chamar a atenção deles primeiro.

O título “Bigornas de coiote” é melhor seguido pelo subtítulo “Você comerá um Papa Léguas  no jantar!”

Seu objetivo para o título é explicar seu produto ou serviço em 2-3 segundos.

4. Centralize seu conteúdo em torno de sua proposta de valor

O que faz seu produto ou serviço se destacar? O que o torna melhor do que a concorrência? Se você não tiver certeza, passe algum tempo verificando as empresas em seu espaço.

Criar uma proposta de valor pode ser um dos desafios mais difíceis que uma empresa enfrenta, porque você precisa se colocar no lugar do cliente em potencial. Mas, se você acertar, isso levará ao seu marketing. Você precisa encontrar os benefícios do seu produto ou serviço, não os recursos.

As proposições de valor são melhores quando apoiadas em fatos. 

5. Listas, listas e mais listas

Você tem segundos para envolver seu cliente potencial, talvez até menos. Uma maneira de atraí-los é com um ótimo título, mas você deve mantê-los interessados ​​além do título.

Uma ótima maneira são as listas de marcadores com entradas curtas. Listas de itens curtos naturalmente puxam nossos olhos para baixo na página porque nossos olhos captam a linha inteira em um relance; não precisamos ler para absorver as informações.

Quanto mais você puder manter alguém na página, maior será a probabilidade de que ele continue procurando, então puxá-lo para baixo na página com listas é uma ótima tática.

6. Explorar o efeito Incompleto

O Efeito Incompleto (Zeigarnik) diz que as pessoas se lembram de experiências incompletas melhor do que as completas. Isso ocorre porque quando uma tarefa é vista como concluída, ela pode ser arquivada como uma memória, mas se estiver incompleta, ela permanecerá em sua mente.

Isso é uma vantagem para designers que criam páginas de entrada porque podemos criar uma situação em que o cliente em potencial começa um processo de integração e está ciente de que ele não foi concluído – ele pode precisar verificar seu endereço de e-mail, por exemplo.

A falta de preenchimento mantém a página de destino e o produto ou serviço frescos na mente do cliente potencial. Então, quando virem esse e-mail de integração, eles o usarão.

7. Prova

Qualquer pessoa pode criar uma pagina de conversão. É fácil. E, como resultado, os clientes em potencial não confiam necessariamente em você.

Raramente ocorre aos clientes em potencial que você está escolhendo os depoimentos e avaliações que está optando por exibir, então, mesmo que apenas alguns de seus comentários sejam bons, vale a pena incluí-los.
Mas tome cuidado para não soar bem demais. 

 

8. Continuidade

Como o cliente potencial chegou à sua página de destino? 
Provavelmente, foi por meio de um link de anúncio  ou, se você teve sorte, de um link de pesquisa orgânica. 
Independentemente de como chegaram, estavam com um certo estado de espírito, com um certo problema que queriam resolver; eles não vão aceitar gentilmente serem desviados para uma linha de pensamento diferente.

Sua página de destino deve corresponder ao tom, estilo e proposta de valor de seus anúncios.

 A experiência do cliente potencial em sua organização começa com o anúncio, não com a página de destino, portanto, certifique-se de não quebrar o encanto. Se a sua página de destino não corresponder ao seu anúncio, você pode perder o cliente potencial por completo – e aumentar sua taxa de rejeição enquanto você faz isso.

Lembre-se: o cliente foi atraído por algo em seu anúncio, então dê a ele as mesmas qualidades atraentes em sua página de destino.

Concluindo

A maioria dos sites tem um único menu principal e um rodapé rico com links para atendimento ao cliente, páginas de contato e assim por diante. Eles são prejudiciais para uma página de destino porque você vazará tráfego para outras partes menos focadas do seu site.

Sua página de destino é uma máquina de vendas simplificada. O único link que você deseja na página é o seu CTA (Botão para a ação).

Não há problema em manter o texto legal e até mesmo links para políticas de privacidade – os usuários raramente clicam neles. Você também pode criar um link para sua página inicial usando seu logotipo. Mas não adicione nenhuma navegação que convide um clique, ou você diluirá todo o trabalho.

Boas conversões,  🙂