E-MAIL MARKETING

GMAIL SUPREENDE E TRAZ NOVIDADES QUENTES PARA O E-MAIL MARKETING

Comunidade do marketing digital, é tempo de alegria. O Gmail está mudando – para melhor. Em 31 de agosto de 2016, o Gmail apresentou a exibição de propriedades CSS. E hoje, o Gmail anunciou sua vontade de iniciar o suporte ao design responsivo e ajudar na consulta de mídias. Esse é somente o primeiro passo de um esforço global para expandir o apoio do CSS no Gmail, dando ao designer de e-mail mais controle sobre seu trabalho.

 

Essa é uma grande novidade para a comunidade web, e terá grandes implicações sobre o desenvolvimento de design de e-mail.

Pierce Vollucci, Gerente de produto do Google

 

Gmail com suporte responsivo e multimídia

Historicamente, o Gmail não tem suporte para categorias de estilo, obrigando os designers de e-mail a usarem uma linha de código CSS para estilizar os emails. Agora, o Gmail quer incorporar o CSS com categorias (agrupamento, classificação) e identidade, o que elimina a necessidade de CSS embutido no e-mail marketing. Isto significa que o Gmail vai finalmente oferecer suporte a funcionalidades que vão muito além do que estamos acostumados, tais como mídias e elementos interativos, entre outros itens que já estamos habituados em ver disponíveis em websites.

 

O que isto significa para o e-mail

Essas mudanças são importantes no desenvolvimento de e-mail e fluxo de trabalho, pois permite que designers de e-mail e profissionais de marketing criem campanhas de e-mail mais acessíveis, sem a necessidade do conteúdo CSS. Outros provedores fatalmente terão que também evoluir seus serviços e adaptar-se a essa nova era de como mensagens de correio eletrônico estarão disponíveis e suas novas possibilidades.

Muitos emails contam com elementos de mídia para aprimorar e design para criar uma experiência mais útil e uma ampla gama de tamanhos de tela. Contudo, as mídias não funcionam em todos os lugares. Como por exemplo, o  atraso histórico do Gmail, que ainda é famosa pela remoção do código-fonte, juntamente com todos os estilos e consultas de mídia contidos, obrigavam aos desenvolvedores produzirem soluções de programação externamente ao e-mail, para distribuí-lo de forma correta.

Com o apoio do Gmail para consultas de mídia, mais de 75% dos clientes de e-mail serão atingidos pelo design responsivo. Esperamos que isto se torne regra e outras empresas sigam adaptando-se.

 

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Dizendo adeus aos conteúdos em CSS

“No conteúdo” muda o estilo do CSS e instruções de formatação associados ao bloco de estilo na linha de código de seu email para o corpo do HTML. Historicamente, se os estilos não foram movidos em linha, o estilo no corpo de seu email não iria exibir no Gmail.

Com essas atualizações, o conteúdo do CSS não será mais necessário. Designers de email podem utilizar estilos incorporados na linha de código de documentos HTML. Incorporado o CSS, os principais clientes de email receberão suporte.

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Emails mais acessíveis

Acessibilidade no email é essencial para uma campanha de sucesso. Se um assinante não pode ler e interagir com seu e-mail, não há nenhuma maneira para ele reagir.

Com suporte ao CSS incorporado, os designers de e-mail podem separar o estilo de conteúdo e usar semântica para marcar e acessar seus e-mails.

Suporte de tipografia adicional

Outra grande mudança que surge com essas alterações é o suporte adicional para propriedades de fonte CSS. Por exemplo, o Gmail vai começar a apoiar atributos como contagem de coluna e espaço de coluna, que permite a criação de colunas de texto sem tabelas. Além disso, permitirá estilo de fonte adicional. No entanto, talvez na próxima versão não tenha suporte para fontes da web.

Suporte adicional de plano de fundo

O Gmail está adicionando suporte adicional para propriedades do background do CSS como recorte de fundo, posição de fundo, e mais importante, tamanho de fundo. Com o apoio do tamanho de fundo, emails podem ter imagens de fundo escaláveis e responsivos.

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Um novo tempo de novas funcionalidades. Obrigado, Google!

O segmento de e-mail marketing possui um enorme potencial por ser um dos mais assertivos canais do digital. Com um potencial de segmentação por listas de mailing, ele alcança individualmente cada indivíduo da sua base. E mais que isso; além de estatisticamente possuir um dos melhores potenciais de conversão, também serve como um importante gatilho para diversas ações de automação digital.

Entretanto, por muito tempo esse canal não acompanhou a evolução da internet em diversos aspectos, e é para isso que a essa revolução de cunho responsivo e multimídia oferece par os e-mails. Talvez estejamos vendo a primavera dos e-mails retornando, coisa que não vimos desde o início da internet. Mas para isso, é necessário que os outros serviços também aceitem a mudança e adequem-se às novas tecnologias.