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A MÁGICA DA AUTOMAÇÃO DE MARKETING DIGITAL

Aumente resultados sem aumentar os custos

 

A expectativa de alcançar cada vez melhores resultados tem sido uma pauta recorrente em eventos, seminários e debates sobre negócios, principalmente no nosso cenário econômico e político atual. Mas o que eu pouco vejo são ações realmente prática e funcionais para que isso aconteça, e é sobre essa demanda que a automação de marketing digital ganha cada vez mais espaço.

Essa metodologia está conseguindo cumprir a promessa de atuar de forma assertiva em tempo real durante vários momentos fundamentais e decisivos. Mesmo assim, ainda vemos muita desinformação no mercado. Separando o real da ficção, como é possível realizar essas automações e quais são os reais benefícios?

A seguir, ilustro alguns motivos que acredito serem importantes para considerar ou melhorar as praticas de automação de marketing.

Otimize o relacionamento e satisfação dos clientes

Muitas vezes é um bom atendimento que faz as pessoas pagarem mais caro por um serviço ou até mesmo voltarem a comprar um produto. Quem não gosta de ser bem atendido? No digital isso não é diferente. E então temos a grande questão:

Como atender de uma maneira escalável um número cada vez maior de clientes e com a mesma qualidade de um atendimento personalizado? A resposta é direta: Automação de Marketing Digital.

Melhore o desempenho das ações de Inbound marketing

O princípio do inbound marketing é trazer conteúdo relevante e atrativo para o seu público, numa estratégia de aproximar o usuário, ao invés de empurrar produtos e serviços. Quanto mais informações você tem sobre o que interessa e informa de maneira mais eficiente, obviamente seus resultados também serão melhores. Afinal, se conteúdo é rei, contexto é reino.

Mas um problema cada vez mais recorrente quando a estratégia utiliza demais esse recurso, é perder a objetividade da sua missão social e o que você realmente tem a oferecer como produto ou serviço. Mais fácil e rápido será vender para quem já conhece o seu produto, que sabe quais são as suas soluções, do que para alguém que você ainda tem que explicar todo o processo. Assim, você utiliza o inbound como um recurso de manutenção de relacionamento, não de contato inicial.

Quando a equipe de marketing consegue, de uma maneira escalável, trabalhar os leads gerados e repassar para a equipe de vendas aqueles que já estão no estágio final da jornada de compras (ou seja, prontos para adquirir seu produto ou serviço), o custo de aquisição desse cliente diminui consideravelmente. E se o custo de aquisição de um cliente diminui, isso representa mais resultado para o seu negócio, com um retorno sobre investimento muito mais positivo.

Melhore o desempenho da equipe de vendas e o conhecimento da equipe de marketing

Grande parte das empresas que conheço, concentram as ações de Marketing de forma independente das ações da equipe de venda. Mas, e se você pudesse usar a equipe de marketing para “esquentar” seus leads e entregar pessoas mais preparadas para que a equipe de vendas finalize o processo de uma maneira mais eficaz?

Trabalhando dessa forma, com a automação de marketing, é possível aumentar vendas e receita e mantendo mesmo time e orçamento.

A equipe de marketing passa a conhecer melhor quem é o seu público e, a partir disso, cria um fluxo de nutrição automático, que irá facilitar as vendas para a equipe comercial e tornar o marketing fundamental para gerar receita pro seu negócio, e não apenas branding.

Crie atalhos durante a jornada de compra

Algumas vezes, existem certos hiatos entre o momento em que o cliente demonstra interesse pela sua marca. E esses hiatos são extremamente relevantes para o momento em que ele decide efetuar uma compra. Se você deseja reduzir esse tempo que leva para converter um Lead, a automação de marketing é extremamente benéfica.

Segundo um report da agência de pesquisas Thomson Retuers, a automação conduz consumidores a tomarem a decisão da compra em até 72% mais.

Conclusão

Automatizando processos, você consegue melhorar seu relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumentar a receita. Além de poder otimizar o tempo dos vendedores e fazer mais com o mesmo time e orçamento.

Hoje existem muitas opções de ferramentas no mercado. Aqui, na Ondaweb, utilizamos o Mail2easyPro da Dinamize, não apenas pelos excelentes resultados e recursos que a plataforma apresenta, mas também ótima equipe de apoio.

Atuando de forma ágil e extremamente profissional, também oferecem o bônus de serem daqui de Porto Alegre. A qualificação é comprovada e notável pela presença de grandes nomes, como o Rodrigo de Almeida; um dos maiores do especialistas do nosso mercado digital.

Vamos expandir os resultados?

Moyses Costa