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ENTENDA O MARKETING DE CONTEÚDO E  COMO ELE PODE CONTRIBUIR PARA A SUA EMPRESA

O marketing 3.0 gerou novas preocupações e demandas para os profissionais da área. Agora centrado no ser humano e com valores bem claros, o mercado abriu portas para a existência do chamado Marketing de Conteúdo, ou Content Marketing, onde o foco são as relações duradouras com o cliente e seu engajamento.

A palavra de ordem quando se fala em marketing de conteúdo é “valioso”: Fornecer conteúdo de valor, relevante e que gere resposta do público. Em outras palavras, é a arte de comunicar com seus clientes sem a intenção direta de vender.

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Uma importante diferença que se deve entender nessa modalidade de marketing jaz entre: conteúdo e marketing de conteúdo. Sua empresa pode ter um site ou blog onde conteúdos sejam disponibilizados. Entretanto, o que lhe trará destaque é o valor do conteúdo publicado.

Ao desenvolver conteúdo próprio, condizente com o seu escopo, você estará gerando conteúdo de valor e ainda contribuirá para a construção da imagem do seu negócio. Além de gerar identificação e estreitar os laços com seu público-alvo.

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COMO DESENVOLVER O MARKETING DE CONTEÚDO

A expressão é batida, mas o significado sempre deve ser lembrado: conteúdo é rei. O marketing de conteúdo é bastante versátil e pode ser explorado em diversas mídias, não tendo de ficar restrito a sites ou blogs. Há uma infinidade de maneiras de como você pode investir para gerar valor ao cliente. Além dos exemplos previamente citados, infográficos, e-mail marketing, podcasts, vídeos, webnários (seminários ou workshops online), whitepapers e ebooks, estudos de caso e social media são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas.

Tendência forte e inerente ao marketing de conteúdo, o inbound marketing é um pré-requisito se você deseja investir no marketing digital. Com foco no público-alvo, as informações geradas e compartilhadas irão atrair e atingir quem está realmente interessado – ao contrário do marketing tradicional, ou outbound marketing.

Transforme o seu conteúdo e aplique-o de forma interessante, relevante e sem a função direta de destacar o seu produto ou serviço de forma impositiva.

Leia mais: Inbound Marketing – Como inovar na web (ebook)

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Um exemplo interessante, que muitos tendem a deixar passar, é a produção The Lego Movie, de 2014. O filme nada mais é que “um comercial de brinquedos de 100 minutos”, como muito bem lembrou Josh Steimle, em matéria sobre o tema na Forbes. No ano passado, a Lego passou a Mattel como a maior companhia de brinquedos do mundo. Você pode até ter ido ao cinema apenas para alguns minutos de diversão, entretanto, isso contribui – ainda que indiretamente – para a sua percepção positiva da marca.

Este exemplo é bem simples, mas atinge perfeitamente o cerne da questão do inbound marketing e da forma em que o marketing de conteúdo foi apresentado. E é neste ponto que se entende a importância de um profissional de marketing bem-informado a respeito do mercado digital, pois ele irá utilizar as ferramentas que tem em mãos a fim de atrair, informar e engajar graças ao valor do conteúdo gerado.

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MARKETING DE CONTEÚDO E SEO

SEO é uma importantíssima ferramenta quando se fala em marketing digital e cabe a você tomar as devidas medidas para que o seu negócio tenha relevância nos sites de busca. Ao criar o conteúdo autoral, ao invés de replicar conteúdos, você sai na frente dos seus concorrentes e ganha pontos em se tratando de SEO.

Leia mais: Técnicas modernas de SEO

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CONSIDERE A IMPORTÂNCIA DO MOBILE FRIENDLY

Um importante passo, também, deve ser o pensar a dinâmica das Mídias Convergentes. Os smartphones vêm se tornando a forma dominante como os acessos são feitos. Por esta razão, o mobile friendly não deve ser uma alternativa, mas sim obrigação de uma empresa preocupada com sua marca e com seu público.

Leia mais: O poder do mobile friendly para o seu site