Microsoft

Conheça o novo Fluent Design System

A  Microsoft, em sua última conferência, apresentou o novo sistema de design que será utilizado em todas as suas aplicações e produtos. Com o nome: Fluent Design System, ou Fluent para simplificar, traz não apenas traz uma nova filosofia estética, mas também visa dar aos desenvolvedores o acesso à uma única linguagem de design que funcionará em 2D e em 3D para todos os dispositivos.

Fluent é uma filosofia estética, composta por cinco componentes estéticos primários:
LUZ, PROFUNDIDADE, MOVIMENTO, MATERIAL E ESCALA. Essa nova proposta foca principalmente na imersão e compreensão do usuário frente a diferentes dispositivos e interfaces de uso, cada vez mais sensoriais e imersivas.

Para uma rápida visão, veja esse vídeo conceitual de introdução :

 

LUZ

Luz microsoft

A luz tem uma maneira de chamar a atenção, sendo quente e convidativa, fluida e proposital. A luz cria atmosfera, adicionando um elemento de iluminação aos aplicativos – particularmente útil para a realidade mista, na qual iluminar onde você está olhando serve como um ponteiro e ajuda a separar elementos da interface do usuário de ambientes virtuais.

 

 

PROFUNDIDADEDesign de profundidade da Microsoft

A Profundidade ajuda a estabelecer uma relação entre os elementos da interface do usuário, e também adiciona  a sensação de espaço dentro de uma aplicação ou interação.

 

MOVIMENTO
Motion design

O Movimento adiciona animações que se interconectam à medida que você navega por toda a interface do aplicativo. Ele ajuda a estabelecer continuidade à medida que você se move entre páginas, seleções e tarefas. As transições perfeitas mantêm você focado na história, trazendo experiências para a vida.

MATERIAL

Sistema de Design Fluente - Material

O material controla as propriedades físicas dos elementos visuais. Ajuda a tirar o máximo proveito do espaço de tela disponível para valorizar o conteúdo, trazendo uma sensação de experiência de usuário leve e elegante. 
 

ESCALA

Resultado de imagem para Microsoft Fluent Design system

A escala afeta a maneira como os aplicativos se reformulam e se apresentam em diferentes dispositivos. A Escala nos permite expandir as aplicações de sistemas de design de 2D para 3D, convidando inovações em novas formas. 

  

Uma tendência que será lançada em “ondas” graduais

A Microsoft menciona duas “ondas” para lançar Fluent , mas o gráfico mostrado durante a apresentação parece indicar pelo menos cinco ondas no caminho; ainda não está previsto este lançamento, mas há expectativa que ocorra ainda este ano.

Você pode ver mais exemplos de aplicação, diretamente no hotsite desse projeto conceito: fluent.microsoft.com