MARKETING DIGITAL

 COMO ELEVAR O ROI DA SUA EMPRESA?

 

É cada vez maior o número de empresas que saltam nas mídias sociais sem uma estratégia de negócios clara. A falta de boas métricas é a maior barreira para a adoção de marketing em mídias sociais e Inbound Marketing. Ter uma metodologia e uma noção do impacto é uma das primeiras medidas para avaliar o potencial de uma estratégia.

Demonstrar um ROI (Return On Investment – número resultante do cálculo de lucro líquido sobre investimentos), em qualquer esforço de comunicação, deve ser, portanto, uma meta para executivos ou gestores de marketing.

Apresento a seguir algumas diretrizes para maximizar esse ROI e iniciar bem um plano de comunicação na web.

 

Identificar seu Público-Alvo

Novas redes sociais surgem a todo o momento. Porém, é um desperdício de tempo/recursos tentar aderir a cada nova rede emergente. A melhor alternativa é descobrir onde a maioria dos seus clientes e influenciadores passa seu tempo online, seja em redes sociais de massa ou de nicho. Para isso, há uma série de ferramentas disponíveis na web, como Google Blog Search, TweetDeck, Hubspot, entre muitas outras.

 

Analisar a atuação de sua equipe

Algumas perguntas básicas podem ser feitas para desencadear respostas de grande significado para os resultados:

1 – Como sua equipe está envolvida na comunicação com clientes prospectos, clientes ativos e influenciadores nas redes sociais?
2 – Qual é a frequência de publicação de conteúdos relevantes e que ajudam seus clientes ativos e potenciais?
3 – Quantas vezes você e sua equipe comentam em outros blogs, sites especializados, etc.?
4 – Seu site está bem concebido para converter os visitantes em clientes potenciais?

É importante questionar-se quanto a isso, pois a verdade é que quanto mais conteúdo relevante você publicar em sites e em mídias sociais, mais tráfego qualificado você irá atrair para o seu próprio site.

 

Visualizar o todo e entender as ferramentas envolvidas

A estratégia de mídia social deve estar integrada à estratégia de negócios. Mas não é possível desenvolver uma estratégia de mídia social sem ao menos ter uma compreensão das várias ferramentas que estão disponíveis, de suas funcionalidades e efeitos, e dos tipos de audiências e conversas para as quais elas poderiam ser mais adequadas.

É importante criar um blog como base de fluxo de informação. A partir daí, é preciso conhecer as capacidades de cada rede social, que, na prática, são canais propagadores de informação. Será através desses meios que o blog irá interagir com as pessoas.

O YouTube pode ser uma ótima maneira de apresentar um conteúdo dinâmico, que pode ter a qualidade de se autopropagar. Apesar de várias outras plataformas de redes sociais oferecerem esse tipo de solução e possuírem um nível de relevância importante para com o público, o YouTube segue sendo fundamental, principalmente por fazer parte do sistema do Google, o que aumenta a relevância do seu conteúdo.

O Facebook, por sua vez, permite uma comunicação mais visual e interativa, possibilitando que, sem esforço algum, as pessoas compartilhem e divulguem sua opinião sobre conteúdos. É indicada para Branding e Marketing de Relacionamento, mas exige um conhecimento aprofundado, requer investimento e é um sistema turbulento e passível de mudanças constantes em regras, custos e tendências.

O Twitter, por exemplo, oferece um grande poder para manter contato com seus clientes e alertar sobre novidades. Mas, por outro lado, ele só permite que você digite 140 caracteres por vez. Continua sendo a melhor forma de fazer a sua marca ter voz e se relacionar com clientes e outras marcas, além de ter evoluído bastante na questão de conteúdo patrocinado e métricas.

O LinkedIn é o melhor ambiente para tratar de questões de negócios, afinal, este é seu enfoque. Independente do seu investimento em outras redes sociais, ter uma página da sua empresa com uma apresentação rica, profissional, interessante e atualizada é imprescindível.

É importante aprender a usar esses sites e, inclusive, buscar por especialistas que possam ajudar a determinar onde gastar tempo/recursos para obter o melhor retorno, com alto grau de conhecimento de cada plataforma e serviço do ambiente digital.

 

Interagir com sistemas de busca

Já é de conhecimento entre especialistas que as mídias sociais afetam o desempenho do SEO (Search Engine Optimization – conjunto de técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento de um website nos sites de busca). Os motores de busca utilizam sinais das atividades coletivas, como mídias de rede e compartilhamento online. Levar em conta essa interação com os sistemas de pesquisa é a chave para um desempenho em longo prazo.

 

Indo além do social

Nem tudo se resume aos esforços voltados para a construção de uma presença relevante dentro das redes sociais. Em muitos casos, conforme o perfil da marca, a proposta de negócio e principalmente os padrões do seu público-alvo, existem algumas outras alternativas que, segundo as últimas tendências do marketing digital, quando trabalhadas de maneira integrada e consistente, formam um ambiente de captação e conversão de alto potencial, e com um ROI extremamente vantajoso. Estamos falando das práticas de e-mail marketing, as landing pages, as práticas do bom SEO, assim como uma campanha em Adwords e Rede Display (Google).

 

Fechamento

O objetivo final é ter um bom ROI através da geração de leads qualificados e, consequentemente, da venda. Mas, para chegar lá, é necessário um processo, metodologias e inteligência.

Escolher corretamente os profissionais de web e ter noções de diretrizes básicas é, sem dúvida, o melhor caminho para chegar ao resultado final, ou seja, para gerar bons lucros a curto, médio e longo prazo.